sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

III Simpósio de Mangalarga reuniu 120 pessoas em Guaranésia/MG

III Simpósio de Mangalarga reuniu 120 pessoas em Guaranésia/MG

A Fazenda Onça, de propriedade da familia Freitas, foi palco para um momento muito importante para a raça Mangalarga: a realização do III Simpósio dos Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga que se consolidou como um evento diferenciado para a raça e, este ano, aconteceu dias 12 e 13/02 em Guaranésia/MG, reunindo 120 pessoas.




Dois dias ensolarados presentearam o sucesso do III Simpósio dos Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga, organizado pelo Núcleo Mangalarga Sul de Minas e Média Mogiana, que ocorreu na centenária Fazenda Onça, situada em Guaranésia, região de Guaxupé no Sul de Minas. Criadores, amigos e familiares do Mangalarga participaram do evento em um clima muito agradável, acompanhando às palestras e fazendo fila para montar os grandes campeões presentes na ocasião.

Heloisa Freitas e Luiz Henrique Ribeiro, o Ninho, recepcionaram os convidados na sexta-feira de manhã, quando ocorreu a primeira palestra com foco em “Avaliação e Seleção do Cavalo Mangalarga”, proferida por Eduardo Leite Cintra, o Pipa e João Tolesano Junior. Essa palestra enfocou o padrão racial e o padrão morfológico da raça Mangalarga e explicou as funções de cada parte do animal na obtenção do andamento único da raça, visando com isso, auxiliar os criadores que estão ingressando na raça a selecionar os animais mais adequados de acordo com os padrões raciais.

A segunda palestra abordou o tema “Criatórios de Mangalarga: Passado, Presente e Futuro”, conduzida por Renato Diniz Junqueira. O Sr. Renato relatou sua infância, suas lembranças e experiências, no seio de uma família que é a maior responsável pela formação da raça desde seu início e também por ter trazido o Mangalarga para o Estado de São Paulo, e como ele vê o momento que estamos vivendo e o futuro da raça.

Após as duas palestras, foi aberto um espaço para um rico debate entre os criadores presentes, que tiveram a oportunidade de expor suas dúvidas e pontos de vista sobre os temas abordados. A seguir, os criadores reuniram-se para um típico almoço mineiro servido à beira da piscina. O período da tarde foi dedicado  a apresentações e  avaliações das éguas jovens, selecionadas  pelos diversos criatórios presentes. Os participantes puderam testar os animais, montando-os para em seguida defender ao microfone suas  escolhas sobre os animais. Foi um momento de degustação do andamento do Mangalarga de criatórios diversos. A noite de sexta foi dedicada a um agradável Jantar árabe, um tempinho de  confraternização e descanso.

No segundo dia, sábado, mais duas palestras reforçaram o contexto teórico do evento: A primeira, “Boas Práticas para um Bom Ferrageamento”, conduzido por Edison Pagoto, foi bastante concorrida, mantendo inclusive os profissionais e técnicos presentes muito atentos. Em seguida, houve a palestra “Melhoramento Genético e Linhagens”, por João Batista da Silva Quadros e Geraldo Santos Castro Filho Este foi um momento muito participativo e interessante, pois dezenas de criadores se manifestaram com dúvidas e perguntas,  proporcionando uma troca de experiências que enriqueceu muito o evento.

“Este Simpósio tem esta pretensão: reunir criadores para proporcionar um momento exclusivo de discussões positivas para a raça, mostrando a importância de se criar o Mangalarga pensando em ter no seu criatório uma avó responsável por uma  geração de grande campeões! Resgatar esta questão é muito produtivo para a raça, além de proporcionar esta deliciosa confraternização que tivemos!”, declarou Luiz Henrique Souza Ribeiro, o Ninho. “Observamos ainda que as palestras reuniram tópicos como os primeiros passos, importantes para criadores novos no Mangalarga, passando por tema técnico como o ferrageamento e encerrando com um assunto polêmico  e complexo que é a genética. E, de forma geral, temos a certeza que toda discussão proporcionada pelo evento foi positiva e enriquecedora para o Mangalarga brasileiro”, finalizou Ninho.

Mais informações sobre o Núcleo Mangalarga Sul de Minas e Média Mogiana podem ser obtidas pelo telefone (35) 3551-3254 ou e-mail nucleomangalarga@veloxmail.com.br

Fonte:
LUCIENE GAZETA – Jornalista/ Assessoria de Imprensa
Luciene@MatrizdaComunicacao.com.br – Fone: (15) 9-9112-0989





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário, vamos analisá-lo e liberá-lo em breve para publicação no nosso blog!